sábado, 27 de abril de 2013

LOUCOS (parte 1)


Nikola Tesla, gênio da engenharia mecânica e eletrotécnica, inventou, dentre outras coisas, a "lâmpada elétrica" e morreu pobre; enquanto isso, Thomas Edison, o farsante explorador, ficou rico (Foto: Internet)
Reproduzido do blog Evidentemente
Por Adrián Paenza, jornalista e matemático argentino (no jornal argentino Página/12, edição de 13/02/2013)

A história mostra que sempre foi difícil pensar diferente. De vez em quando aparece alguém com uma ideia diferente e revoluciona tudo. Imediatamente aparece a etiqueta: é um louco, está louco. Justamente, marcados como loucos por seus contemporâneos, essa mesma história oferece múltiplos exemplos de mulheres e homens que lutaram contra a corrente. Muitos deles receberam um reconhecimento quando já não viviam para poder desfrutá-lo, ou viram como outros, mais poderosos, mais próximos ao establishment, mais “conhecidos”, ficaram com um crédito que não lhes pertencia.


O caminho mostra também o quanto influenciaram as diversas igrejas, e muito em particular a católica, para questionar, obstaculizar, entorpecer e atrasar a evolução do ser humano.


O que segue é parte dum périplo que Arthur Schopenhauer definiu muito bem: “A verdade passa por três estágios. Primeiro, é ridicularizada. Segundo, enfrenta uma violenta oposição. Terceiro, é aceita e se torna evidente (óbvia)”.


Suponho que é bom começar com Nicolás Copérnico, matemático, astrônomo, jurista, médico e vá se saber o que mais numa época em que estava virtualmente tudo por se descobrir. Copérnico defendeu em 1543, muito pouco tempo antes de sua morte, que era o Sol e não a Terra o centro do Universo. Pagou caro imediatamente quando seus amigos protestantes o tacharam de arrogante, presunçoso, “um louco que acredita que tem o direito de ‘pôr em movimento a Terra’ (sic) e ‘deter o Sol’”.


Mas não foi Copérnico quem sentiu o verdadeiro castigo por colocar em dúvida o geocentrismo, e sim Galileo Galilei, outro matemático, astrônomo e filósofo que hoje é considerado algo assim como “o pai da astronomia moderna”. Galileo foi quem sofreu o escárnio público e terminou vítima da brutal Inquisição romana em 1615, humilhado e finalmente encarcerado em sua casa pelo resto de sua vida, obrigado a se retratar e tachado de herege. Como poderia alguém ousar discutir as crenças papais e da Igreja?


Um curiosíssimo caso que mostra a diferença entre aquele que está junto do círculo do poder e aquele que não está é o que envolve George Zweig e Murray Gell-Mann. Os dois são físicos, os dois estão vivos. Zweig é russo nacionalizado norte-americano, enquanto que Gell-Mann é nascido em Nova Iorque. Os dois, trabalhando de forma independente, descobriram que havia partículas elementares menores do que os nêutrons e os prótons. Zweig os chamou “aces” enquanto Gell-Mann lhes deu o nome com o qual são conhecidos atualmente: quarks. Mas enquanto a comunidade científica invisibilizou Zweig porque era um desconhecido, publicou o trabalho de Gell-Mann porque ele sim fazia parte do circuito oficial, do establishment científico. E tanto foi assim, que cinco anos depois, em 1969, Gell-Mann recebeu o Prêmio Nobel de Física, distinção que não chegou até Zweig, que no momento em que escreveu sobre a mesma descoberta foi ridicularizado e acusado de charlatão.


Outro caso típico foi do famoso Nikola Tesla, engenheiro de origem sérvia, que teve que concorrer com ninguém menos do que Thomas Alva Edison. Numa época (fins do século 19) quando o mundo se iluminava usando a luz de vela, Tesla inventou um sistema elétrico (“a corrente alternada”) que é o que se usa até hoje para se ter eletricidade na sua casa e na minha. Edison propôs o uso da corrente direta ou contínua e disputou com Tesla, que foi o propulsor da corrente alternada, que é a que se usa hoje.


A história oficial atribui a Edison a invenção da “lâmpada elétrica”, porém não foi ele quem a inventou, e sim Tesla. Edison ficou com todo o crédito porque foi ele quem a distribuiu e a vendeu.


Edison tinha (e teve) sempre a faca e o queixo na mão, na medida em que foi o patrão de Tesla, mas Tesla tinha razão e não pôde em vida receber o reconhecimento que merecia. Tesla é considerado hoje um dos maiores inventores da história. Ainda está em discussão se foi ele e não Marconi quem inventou o rádio, mas deram a Marconi o Prêmio Nobel e a Tesla não. E mais ainda: a história oficial também diz que Robert A. Watson-Watt foi o inventor do radar, mas a outra história reconhece Tesla como o autor intelectual.


Inclusive Edison ofereceu a Tesla, que era seu empregado, em determinado momento, o equivalente ao que seria atualmente um milhão de dólares se ele conseguisse resolver um problema que tinha com os motores e geradores de sua fábrica. Tesla conseguiu e quando foi reclamar seu dinheiro recebeu esta resposta de Edison: “Tesla, você não entende o sentido do humor dos norte-americanos”. Edison viveu sua vida tratando de ganhar dinheiro e patenteando invenções de outros. Tesla foi um cientista que inventou – entre outras coisas – nada menos que o sistema elétrico que usamos hoje. Edison morreu rico e poderoso. Tesla morreu no quarto dum pequeno hotel em Nova Iorque sem um dólar e cheio de dívidas. (Continua) 
Tradução: Jadson Oliveira

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Entrevista com Ezequiel Sarges presidente do Sepub: Ele fala das demissões dos funcionários do Sistema Penal do estado do Pará



 Nessa entrevista o presidente do sindicato dos servidores públicos do estado Pará (Sepub), Ezequiel Sarges, fala sobre a possível demissão de 380 funcionários do Sistema Penal do Pará (Susipe), e as consequências que essas demissões podem trazer: motim, fugas e etc. ele questiona o governo, porque demitir esses servidores e contratar outros temporários, porque não fazer concursos?

terça-feira, 23 de abril de 2013

PM acusado de participação na chacina de Rondon do Pará vai continuar preso




Via Site do STJ
A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a prisão de um cabo da Polícia Militar do Pará, denunciado com mais quatro policiais por suposta participação na chacina que vitimou o fazendeiro Everaldino Vilas Boas de Almeida, a mulher dele e o filho do casal, de 14 anos, em Rondon do Pará (foto). A decisão foi unânime.
Segundo o Ministério Público, o crime foi motivado pelo fato de um dos denunciados, filho de casamento anterior do fazendeiro, querer a imediata divisão dos bens, pedido negado pelo pai. A mulher do fazendeiro e seu filho menor teriam sido mortos para que a herança não precisasse ser dividida.
Em habeas corpus perante o STJ, a defesa alegou que a gravidade abstrata e a repercussão do crime, por si sós, não constituem fundamentação idônea para a manutenção da prisão preventiva do policial militar. Além da revogação da prisão, requereu a nulidade da decisão que mandou o réu a júri popular.
 
Intimidação
Em seu voto, o relator, ministro Og Fernandes, destacou que, embora o policial militar não seja acusado de participação direta na execução do crime, responde por omissão imprópria, pois os autos descrevem que tinha amplo conhecimento do planejamento da ação criminosa e não fez nada para impedi-la.
Segundo o ministro, a partir de informações obtidas pelas interceptações telefônicas, o cabo ainda intercedeu em favor dos executores, após a consumação dos crimes, tentando intimidar o agente responsável pela investigação, na busca de garantir a impunidade dos colegas envolvidos.
“Tais circunstâncias, ao meu sentir, demonstram de maneira concreta a alta periculosidade do paciente, que, além de tudo, ostenta a condição de policial militar, de quem se espera justamente conduta voltada para o combate ao crime e a promoção da segurança da sociedade”, afirmou o relator.

 

sábado, 13 de abril de 2013

Os chavistas e as sete avenidas de Caracas: um exagero

A Avenida Bolívar, onde foi armado o palanque. Maduro no destaque. Uma das consignas: "Os que querem pátria e os que querem futuro, venham com Nicolás Maduro" (Fotos de sítios da Internet)
É impossivel mostrar numa foto a enorme área tomada pela "maré vermelha"
Por Jadson Oliveira, do blog Evidentemente

De Salvador (Bahia) – Esses chavistas são uns exagerados. Sete avenidas. Lotar sete avenidas da área mais central de Caracas, no encerramento da campanha eleitoral. Eu estava lá no dia 4 de outubro do ano passado, uma quinta-feira como agora, no dia 11 de abril. No domingo seguinte, 7 de outubro, seria a segunda reeleição de Hugo Chávez. Agora, no domingo, 14 de abril, deve acontecer a eleição de Nicolás Maduro, “filho de Chávez”, indicado por Chávez como seu candidato, no caso – acontecido – de sua “falta absoluta”, de sua morte.

Sete avenidas, um exagero. Primeiro, a Avenida Bolívar. Vou lembrar as outras: México, Universidade, Beralt, das Forças Armadas, tem mais duas, não estou seguro dos nomes: Lecuna e Urdaneta (vou checar no Google: bingo, acertei). Tudo ali pela região mais ou menos próxima do centro, mas são vias compridas. Imagino que tenha sido mais ou menos igual, imagino, e vi e li pela Internet. No 4 de outubro, tentei checar, mas é uma área muito grande, um “mar de gente”, como diz a imprensa chavista, ou uma “maré vermelha”, a grande maioria de camiseta vermelha. Achei que duas das sete avenidas não estavam tão cheias, mas, pra ser honesto, havia as transversais e praças na circunvizinhança onde circulava muita gente.

"Mar de gente" anti-chavista encheu também a Avenida Venezuela, na capital do estado de Lara, onde Henrique Capriles fez o encerramento de sua campanha
Realmente um exagero. Uma irmã minha que costuma ler meu blog comentou comigo: esse povo da Venezuela só anda nas ruas, já os brasileiros... pois é. Henrique Capriles Radonski, o candidato opositor, “da direita”, “da burguesia”, como dizem lá, contentou-se em encher uma só avenida, a Bolívar: o fez no domingo anterior ao 7 de outubro, 30 de setembro, e repetiu a dose agora, no último domingo, 7 de abril, marcando o encerramento de sua campanha eleitoral na capital. Como na eleição passada, Capriles fechou – também na quinta como Maduro, dia 11 - sua campanha (a campanha geral, vamos dizer assim pra diferenciar) no interior do país, desta vez em Barquisimeto, capital do estado de Lara, onde seus seguidores lotaram a Avenida Venezuela. (Lara é um dos três estados – dentre os 23 – governados pela oposição).

Um detalhe deste fecho de campanha é que se deu em 11 de abril, uma data notável na história recente do país: dia do golpe de Estado em 2002 que deixou Chávez fora do governo 48 horas. No dia 13 o povo nas ruas e militares fiéis a Chávez botaram ele de volta na cadeira presidencial. Lá virou um ditado popular: “todo 11 tem seu 13”, pra dizer “quem dá também recebe”, que dito correspondente seria no Brasil? Tem aquela coisa da ação e reação na Física, mas não estou sabendo... Nos dias 11 e 13 de abril de 2008 eu estava em Caracas, sexto aniversário do golpe e do contra-golpe, há um documentário excelente a respeito: “A revolução não será televisionada (ou não passará na TV)”.

Maradona: “É uma honra poder seguir o caminho traçado por Chávez”

A novidade desta vez foi a participação no comício de Diego Maradona. Chutou bolas de futebol pra imensa platéia com sua famosa canhota e lembrou quando participou, ao lado de Chávez, da célebre concentração popular em Mar del Plata (Argentina), em 2005, quando foi enterrado o sonho neo-colonialista do império estadunidense de implantar a Alca, Área de Livre Comércio das Américas. Famoso o grito do líder bolivariano: “Alca, alca, al carajo!” Outra do saudoso Chávez: “Mar del Plata é o túmulo da Alca”. Memorável vitória latino-americana, na qual se destacaram também o nosso Lula e o argentino Néstor Kirchner.
Maradona (ao lado de Maduro) visitando o túmulo de Chávez no Quartel da Montanha
Maradona também participou da cerimônia que vem sendo feita diariamente no Quartel da Montanha 4F (é o 4 de fevereiro de 1992, data em que os venezuelanos comemoram a rebelião militar que tentou tomar o poder na força, sob o comando do então tenente-coronel Hugo Chávez). Aí está o corpo do ex-presidente. Todo dia, às 16:25 horas (horário em que se deu a morte em 5 de março), é disparado um tiro de canhão em louvor ao líder socialista.

Algumas das declarações do famoso craque argentino:

“Hugo Chávez mudou a forma de pensar dos latino-americanos, porque praticamente estávamos entregues aos EUA, por toda a vida, e ele nos meteu na cabeça que podíamos caminhar sozinhos. E por isso é tão querido e respeitado e para mim é uma perda enorme, para todos os que o conhecíamos e o queremos”.

“Continuamos na luta… Fisicamente ele não está, mas com Nicolás Maduro vamos seguir na mesma linha, de não deixar ninguém nos pisar. E acima de tudo as pessoas, nas urnas, este domingo, têm que reafirmar as posições de Chávez através de Nicolás, e dizer que isso continua. É uma honra poder seguir o caminho traçado por Chávez”.

Jadson Oliveira é jornalista baiano e vive viajando pelo Brasil, América Latina e Caribe. Atualmente está em Salvador depois de uma segunda temporada na Venezuela. Mantém o blog Evidentemente (www.blogdejadson.blogspot.com), onde a matéria está postada com um vídeo.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Xinguara/ BR 155 será fechada no próximo dia 15 de abril


Via Blog do Luiz Pereira
Reunião em redenção 05/04
"Não há justificativa para um estado que está entre os dez maiores gerador de riqueza do país, ter um dos piores índices de Educação, Saúde e uma das piores malhas viária do país. Isso significa que geramos riqueza, mas não revertemos isto em bem estar para a população" 

Pensando disso, lideranças politicas, entidades e a sociedade civil organizada estão juntas mobilizadas para fechamento da BR 155 em dois trechos no dia 15 deste mês de abril, em protesto contra a lentidão de recuperação da BR por parte da empresa Guizard Junior. 

A decisão foi tomada na ultima terça-feira (02) de abril em uma reunião no plenário da Associação Comercial e Empresarial de Xinguara (ACIAPA), entre representantes dos municípios de Rio Maria, Tucumã, Ourilândia do Norte, São Feliz do Xingu, Sapucaia, Água Azul do Norte, Canaã dos Carajás, Bannach e Xinguara. Na reunião ficou definido que esses municípios vão participar do fechamento da BR em Xinguara. 

Também foi definido em reunião na Câmara Municipal de redenção na noite da ultima sexta-feira (05) que os municípios de Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Redenção, Floresta do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia e Pau Darco vão fechar a BR em Redenção. O protesto está marcado para o próximo dia 15, com inicio previsto para as 05hs da manha. 

O presidente da ACIAPA/XINGUARA, o empresário Alfredo Sofa, disse que o principal objetivo da manifestação é chamar atenção das autoridades (Governo Federal e DENIT) para que veja a calamidade que se encontra a BR 155, a mais importante Rodovia da região sul e sudeste do estado e tomem uma providencia urgente para a questão. 

Ainda de acordo com Alfredo Sofa, a preocupação é devida em quase seis meses depois do inicio dos trabalhos, a empresa conseguiu realizar a recuperação de menos de 30 dos 340 km de extensão da Rodovia. (Luiz Pereira)

domingo, 7 de abril de 2013

Prefeito de Tomé-Açu e seu pai são acusados pelo duplo assassinato ocorrido em março no município. Eles estão foragido.

Via blog do Zé Dudu

image
Passados pouco mais de trinta dias, a polícia civil do Pará já identificou mandantes e apresentou ontem, durante uma coletiva de imprensa, os assassinos do advogado Jorge Pimentel e do empresário Luciano Capaccio, em 02 de março último no município de Tomé-Açu.
As pessoas com prisão preventiva decretadas, acusadas de mandantes e assassinos são:
1.Carlos Vinicius de Melo Vieira – prefeito municipal de Tomé-Açu, mandante. Está foragido.
2. Carlos Antônio Vieira – empresário, pai do prefeito, mandante. Está foragido
3. Carlos André S. Magalhaes – pistoleiro conhecido como Tico e que já responde por outros crimes de pistolagem em Paragominas e região.
4. Wellington Ribeiro Marques – pistoleiro conhecido como Teco e que já responde por outros crimes de pistolagem em Paragominas e região.
5. Raimundo Barros Araújo – empresário que contratou os três pistoleiros e acertou a empreitada macabra em nome do prefeito e do pai dele.
6. Jorge Augusto M da Silva – auxiliou os pistoleiros na fuga, ficando com as armas do crime que depois revendeu.
7. Um pistoleiro já identificado e foragido.
As informações são do advogado e presidente do PV no Pará, José Carlos Lima.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Belo Monte: atraso nas obras de saneamento leva MPF à Justiça


O Ministério Público Federal (MPF) entrou na Justiça para pedir que a construtora da hidrelétrica de Belo Monte seja obrigada a cumprir seu dever de realizar obras de saneamento básico de acordo com o cronograma estabelecido no licenciamento ambiental. Apesar de terem sido definidas como obrigatórias ainda em 2010 e de o início da maioria delas ter sido marcado para 2011, até agora quase nada saiu do papel. O MPF quer que a licença de instalação da hidrelétrica seja suspensa até que o cronograma das obras de saneamento seja atendido.
A obrigação de que a empresa construtora de Belo Monte realizasse melhorias no saneamento básico na região da hidrelétrica foi determinada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na concessão da licença prévia, em 2010, e da licença de instalação, em 2011. É uma medida do tipo condicionante, ou seja, o descumprimento dessa obrigação deveria levar à suspensão das licenças.
O MPF solicitou à Justiça Federal decisão urgente para obrigar a empresa responsável por Belo Monte, a Norte Energia, a realizar imediatamente as obras de implantação de saneamento básico nas sedes municipais de Altamira e Vitória do Xingu, bem como em Belo Monte, em Vitória do Xingu, e Belo Monte do Pontal, em Anapu.
Os procuradores da República Meliza Alves Barbosa, Thaís Santi Cardoso da Silva, Ubiratan Cazetta e Felício Pontes Jr. solicitaram que a decisão liminar exija a apresentação de cronograma detalhado de execução das obras e reformas referentes a esgotamento sanitário, abastecimento de água, aterro sanitário, remediação do lixão e drenagem urbana que se encontram em atraso, com a demonstração da contratação das medidas necessárias para a efetiva execução dessas obrigações.
Suspensão – O MPF também quer que a Justiça Federal em Altamira suspenda a licença de instalação da hidrelétrica, conforme prevê a legislação brasileira para o caso de descumprimento de condicionantes em licenciamento ambiental. Por fim, a ação judicial pede que a Norte Energia seja condenada ao pagamento de indenização por dano moral difuso, em valor a ser determinado pela Justiça.
Para os procuradores da República autores da ação, o descaso com que a Norte Energia trata as condicionantes causa abalo moral à sociedade. “Essa perda de estima, esse contágio de indiferença acaba por disseminar na sociedade a própria descrença com a cidadania e com inúmeras promessas de que a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte representaria o crescimento socioeconômico da região e o incremento na prestação de serviços públicos essenciais”, critica o MPF.
Segundo registra a ação, o Ibama tem aceitado prorrogar prazos para a Norte Energia implementar as condicionantes sob a condição de que a empresa apresente ações complementares a serem executadas para reduzir os impactos negativos decorrentes da não conclusão das obras nos prazos estabelecidos.
“Todavia, além de tais ações mitigatórias trazerem à tona o descumprimento dos prazos fixados pela autarquia licenciadora, mostram a falta de compromisso da Norte Energia ao deixar de apresentar, em muitos casos, qualquer cronograma de realização de ações mitigatórias enquanto as condicionantes e o plano básico ambiental não são efetivamente implementados”, critica o MPF. Segundo investigações, a Norte Energia vem alterando a execução do plano básico ambiental até mesmo sem a aprovação do Ibama.
“Esses atrasos, cabe repisar, não encontram paralelo nas obras do empreendimento em si, o que demonstra que decorrem exclusivamente da desídia do empreendedor, a quem não faltam recursos e capacidade para contratar e implementar as medidas que lhe foram exigidas como condicionantes da obra”, ressalta a ação.

Processo nº 0000328-36.2013.4.01.3903 – Justiça Federal em Altamira (PA)
Íntegra da ação:
http://bit.ly/ACP-saneamento-Belo-Monte
Link para acompanhamento processual:
http://bit.ly/Acompanhamento-ACP-Belo-Monte-saneamento
Íntegra da licença prévia (as medidas referentes a saneamento, descumpridas, são as do item 2.9):
http://bit.ly/LP-342-2010
Íntegra da licença de instalação (as medidas referentes a saneamento, descumpridas, são as do item 2.10):
http://bit.ly/LI-795-2011
Posted by

terça-feira, 2 de abril de 2013

Prefeitura de Canaã dos Carajás aumenta em 25% o salário dos servidores públicos municipais

Via Blog do Zé Dudu

A Câmara Municipal de Canaã dos Carajás aprovou na ultima quarta-feira, 27, por unanimidade, o pedido do prefeito Jeová Andrade (PMDB), solicitando reajuste de 25% de aumento salarial aos servidores do município.
O aumento foi parcelado em duas vezes: 13% já passaram a constar nos contracheques dos servidores a partir de março e mais 12% a partir de setembro. Essa negociação garante a reposição dos salários defasados desde 2009, quando do registro do último aumento dos trabalhadores e supera em muito o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que nos últimos 12 meses foi de 6,31%.
O presidente da Câmara de vereadores, Ailson Alves (PSC) que na penúltima quarta-feira, 20, havia recebido das mãos do prefeito a mensagem pedindo autorização para o reajuste, não hesitou em propor agilidade na tramitação junto aos demais parlamentares, o que permitiu que antes da Páscoa o funcionalismo já tivesse o beneficio garantido. Os parlamentares foram unanimes na emissão de seus pareceres favoráveis ao reajuste.
Para o secretário do governo, Roberto Andrade, responsável por intermediar a negociação junto aos representantes sindicais, trata-se de um momento histórico, pois é um percentual significativo que beneficiará diretamente mais de 2 mil servidores. Roberto lembra que o reajuste salarial além de elevar a autoestima o trabalhador, repercuti de forma positiva na movimentação do comércio local. “Esta era uma das preocupações do prefeito Jeová Andrade, que desde que assumiu vinha levantando esse assunto nas reuniões e encontros com o secretariado, com a Câmara e com os próprios servidores. Agora, é comemorar as conquistas que estamos alcançando”. reforçou o secretário, enfatizando que o diálogo com as lideranças sindicais foi extremamente importante.
Como se vê, a agilidade no processo, assim como da unanimidade nos votos favoráveis, é prova de que executivo e legislativo de Canaã dos Carajás estão alinhados e trabalhando com o mesmo objetivo: promover o progresso e o desenvolvimento local, valorizando o bem maior, sua população.
O projeto chegou à Câmara Municipal de Canaã dos Carajás no ultimo dia 20. Porém, já vinham sendo feitas as negociações entre as entidades que representam o funcionalismo e o prefeito Jeová Andrade.
O percentual é satisfatório e supera a expectativa. Enquanto os servidores  públicos de muitas cidades brasileiras, principalmente, municípios vizinhos estão tendo que fazer ameaças de greve para conseguir um reajuste salarial de percentuais irrisórios, servidores públicos de Canaã dos Carajás comemoram os 25%, concedidos e já creditados em conta desde o último dia 28.
Maria Helena Azevedo, 50, servidora pública municipal há 19 anos, diz não se lembrar de já ter recebido um aumento salarial tão bom. Trabalhando no mandato de todos os prefeitos que o município já teve, Maria Helena se diz agradecida ao prefeito Jeová Andrade por demonstrar reconhecimento e valorização aos funcionários públicos logo nos primeiros dias de governo. “Eu nem estava esperando esse aumento agora. Sou feliz por ter meu trabalho, por ganhar meu dinheiro através do suor. Então, dou graças a Deus por esse aumento, pois veio em boa hora. Vai ajudar nas compras do mês, nos remédios”. desabafou.