quinta-feira, 2 de agosto de 2012

NA BOLÍVIA: COCA COLA E MCDONALD’S PRA FORA!

Estudos médicos associam o consumo de Coca-Cola com o aumento de doenças como infarto cardíaco, derrame celebral, câncer, diabetes e cardiopatia coronária (Foto: jornal CiudadCCS)
Do blog Evidentemente, de Jadson Oliveira
 
Por Laiguanatv/RNV – reproduzido de Aporrea.org, de 31/07/2012
 
Caracas - A megaempresa estadunidense Coca-Cola deixará de operar no território boliviano a partir de 21 de dezembro deste ano. Foi o que anunciou o ministro de Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca. Ele afirmou que esta determinação estará em sintonia com o “fim” do calendário maia, e será parte dos festejos para celebrar o final do capitalismo e o começo da “cultura da vida”.

Segundo estudos médicos e químicos, a Coca Cola, assim como a maioria dos refrigerantes industriais, contém diversas substâncias prejudiciais ao corpo, e seu consumo periódico se associa inclusive a infartos cardíacos, derrames celebrais e câncer. Por exemplo, na Universidade da Califórnia se realizou uma análise dos componentes artificiais que se utilizam na produção desta bebida e também da Pepsi-Cola, para dar a conhecida coloração marrom, encontrando-se compostos químicos cancerígenos que poderiam afetar o pulmão, o fígado e a tireóide.

Além disso, o consumo desses refrigerantes açucarados está relacionado com a diabetes. Um estudo apresentado na American Heart Association considera que o aumento do consumo de bebidas como a Coca-Cola e a Pepsi-Cola registrado entre os anos 1990 e 2000, tem incidido diretamente na última década para que surjam 130.000 novos casos de diabetes e 14.000 episódios de cardiopatia coronária nos Estados Unidos, berço destas duas bebidas espalhadas pelo mundo e acusadas, ainda, de ter um importante controle de vastas e estratégicas reservas de água doce em muitos países, incluindo a América Latina.

Também a cadeia de comida “chatarra” (de baixa qualidade) McDonald’s abandonará o território boliviano; após 14 anos de infrutíferas tentativas de instalar-se na cultura dos habitantes desse país, fechará os oito restaurantes que tem em La Paz, Cochabamba e Santa Cruz, já que o estilo “fast-food” de consumo, uma das pontas de lança da transculturização, é estranho à concepção boliviana de como se deve preparar uma comida.

“Este suquinho sim é saboroso. Se você quer experimentar, por que você está comprando Pepsi ou Coca Cola? Compre Uvita”, comentou o presidente (Hugo) Chávez, esperando que na Venezuela, o quanto antes melhor, o exemplo dos bolivianos influa positivamente para mudar nossos hábitos de consumo.
 
Jadson Oliveira é jornalista baiano e vive viajando pelo Brasil, América Latina e Caribe. Atualmente está em Caracas (Venezuela). Mantém o blog Evidentemente - www.blogdejadson.blogspot.com .

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