sábado, 4 de fevereiro de 2012

Há no Brasil, sim, resquícios de uma sociedade escravocrata e racista,

Raimundo Nonato
Artigo de Raimundo Nonato

A discriminação racial está latente, invisível muitas vezes aos olhares menos críticos e sensíveis. O racismo está, sobretudo, na imagem estereotipada do negro na literatura escolar, onde não é cidadão, não tem história, nem heróis, é descrito como mau, violento, criminoso e está sempre em situações subalternas.
Existe um passado no país que não é valorizado, que não está nos livros e, muito menos..., se aprende nas escolas.

Antes ao contrário, a pretexto de uma certa “democracia racial”, esconde-se a realidade cruel da discriminação, tão velada quanto violenta, na abstração dos conceitos, o negro, o preto, o judeu, o árabe, o nordestino são apenas adjetivos qualificativos da raça, cor ou região, sem qualquer conotação pejorativa.


Há na ideologia dominante, falada pelo direito e seus agentes, uma enorme dificuldade em se admitir que há no Brasil, sim, resquícios de uma sociedade escravocrata e racista, cuja raiz se encontra nos processos históricos de exploração econômica, cujas estratégias de dominação incluem a supressão da história das classes oprimidas, na qual estão a maioria esmagadora dos negros brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar do nosso blog.